4 problemas enfrentados por micro e pequenas empresas e como resolver

A vida de empreendedor em suas empresas é enfrentar vários desafios que vão desde aumentar a base de clientes, e até na obtenção de recursos suficientes para crescimento de sua empresa e fazer frente aos desafios do mercado. 

Neste artigo vamos contemplar alguns problemas comuns enfrentados por micro e pequenas empresas e como superar.

  1. Encontrar clientes

O propósito número um de um negócio é vender. Para vender é preciso uma base de clientes. 

Para construir uma lista de clientes potenciais pode demorar mais do que previsto e é mais fácil falar do que fazer.

Vamos analisar algumas idéias sobre como encontrar novos clientes:

Quem é seu cliente ideal.

É o começo da descoberta. Reúna todas as informações possíveis e crie o perfil de cliente comprador de seus produtos e serviços.

Você não estará mais atirando no escuro, tendo em vista que já conhece quem vai receber a mensagem. 

Posicione-se como um especialista.

Crie conteúdo com certa frequência e que seja útil para seu cliente em potencial.

Forneça todas as informações possíveis sobre benefícios e usos. 

Mas não se limite a escrever apenas tutoriais ou artigos de solução de problemas. Isso é bom, mas procure escrever uma variedade de postagens que de alguma forma vá de encontro aos pontos fracos do cliente. 

Olhe para as perguntas que você está recebendo e pense não apenas no que seu cliente está perguntando mas o por que eles estão perguntando.

Com o conteúdo criado oferecendo respostas aos questionamentos dos clientes, vender seus produtos e  serviços será muito mais fácil.

Peça referências.

Quando sua empresa oferece produtos e serviços de boa qualidade, fica fácil fazer uso da base de clientes.

Fale com eles em todas as oportunidades que tiver e veja se eles conhecem alguém que possa se beneficiar da mesma experiência que eles estão experimentando.

Peça Avaliações.

Destine espaço para obter avaliações. 

É uma forma hoje valorizada pelos consumidores que antes de efetuarem as compras, olham as avaliações sobre sua empresa, seus produtos e serviços.

Os mecanismos de pesquisa também valorizam, pois é a oportunidade de apresentar ao consumidor as melhores empresas avaliadas para aquele produto ou serviço que estão buscando. 

Networking.

É uma ótima maneira de adquirir novos clientes, identificar as melhores práticas e ficar por dentro das tendências de negócios. 

Veja aqui na rede de negócios existe um potencial enorme para explorar. Os leads estão ali, basta entrar em contato e começar um relacionamento de negócios.

Melhore suas informações na web.

Se tiver um site, procure melhorá-lo, atualizando a todo o momento os conteúdos.

Caso não tenha, crie sua empresa nas mídias sociais.

Nossa sugestão hoje, especialmente as micro e pequenas empresas é criar uma página de vendas e perfil na rede de negócios em plataformas de diretórios de empresas.

Além de baixo ou nenhum investimento necessário é bastante útil para criar o espaço digital de sua empresa no mercado e possibilitar o incremento de sua base de clientes.

Participe da associação empresarial de sua cidade.

Procure oportunidades locais junto a sua associação. 

Ali você encontra um público semelhante e exclusivo para realizar networking.

É um método de baixíssimo custo para comercializar seu produto ou serviço.

  1. Forme um time de primeira

Este é um grande problema enfrentado pelas pequenas empresas,

a contratação e o recrutamento.

Realmente é estatístico que as micro e pequenas têm dificuldade em encontrar o colaborador certo para o seu negócio. 

É difícil competir com empresas maiores pelos melhores talentos, que têm maiores facilidades em oferecer pacotes de benefícios diferenciados e salários mais vantajosos.

Outro fator é a falta de reconhecimento da marca, poucos recursos de recrutamento e inexistência de processo de recrutamento formal.

Hoje existem no mercado empresas que oferecem serviços de recrutamento, pode até custar um pouco mais no início para obter candidatos mais bem preparados, mas a busca na contratação de pessoas talentosas acabará por render mais no longo prazo. 

  1. Resolver tudo

O empresário do micro e pequeno negócio, costumo dizer que é “assobiar e chupar cana ao mesmo tempo”. É um resolve tudo pois tem preocupações com gestão, marketing, finanças, pessoal, compras, vendas, etc.

Horas longas, pressão constante, longos períodos sem férias e descanso.

A possibilidade de esgotamento é enorme e também enorme é o risco para a empresa.

Se faz necessário tornar possível encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal para não pôr tudo a perder.

  1. Financiamento para o crescimento

O financiamento é crucial para aprimorar a tecnologia, melhorar a contratação de pessoal, aplicação de estratégia de crescimento.

É crônico em nosso país a dificuldade dos micro e pequenos obterem acesso ao capital de que precisam para crescer.

Além da dificuldade de atender às condições normalmente impostas pelo sistema bancário, as taxas de juros encontradas não são nada favoráveis.

O índice de mortalidade de micro e pequenas empresas ainda é elevado nos primeiros anos de existência e as instituições estão cientes deste fato.

Para melhorar as chances na obtenção de financiamentos é fundamental que o pequeno procure melhor entender como funciona este mercado, buscando ajuda principalmente no SEBRAE ou entidades de classe de que são associados.

Se você é proprietário de pequena empresa, considere analisar a plataforma BOXCIS e veja todas as ferramentas oferecidas, as possibilidades de mais vendas,

mais resultados para sua empresa, maior competitividade no mercado e melhor aproveitamento dos frutos do seu trabalho.

 

Celio Bernardi

CEO 

BOXCIS.COM

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *