A jornada de sucesso do empreendedor autônomo – Passo 2

Crie um único foco de negócios

O primeiro passo para iniciar seu novo negócio é escolher um único foco. 

Os empreendedores autônomos geralmente começam atendendo a um nicho de mercado, onde podem construir um público ativo e interessado. Você vai querer ter uma base de clientes estável antes de passar para qualquer outra coisa.

Ter clientes confiáveis ​​é essencial; eles mantêm seu negócio lucrativo e permitem que você se envolva com eles facilmente. 

Além disso, uma base sólida de clientes mantém seu negócio fácil de gerenciar. Se você começar a se ramificar demais, poderá ter problemas para lidar com todas as tarefas por conta própria.

Seu único foco de negócios precisará estar no centro de todos os seus serviços e produtos. Por exemplo, se você estivesse administrando um negócio freelance de design gráfico, você se concentraria em fornecer os gráficos que seus clientes queriam.

Você provavelmente não se ramificaria muito em outras áreas.

Essa é outra diferença entre empreendedores e empreendedores solo. Um empresário que administra um negócio de design gráfico teria uma equipe de designers trabalhando para eles. 

Eles poderiam oferecer mais serviços – o que seria difícil para uma única pessoa.

Ainda assim, seu único foco deve ser o que você ama. Ter um serviço ou produto principal também permite atender a um nicho de mercado – onde há menos concorrência. 

Muitos trabalhadores independentes podem cumprir todos os seus objetivos fazendo isso.

Portanto, antes de começar a trabalhar como empreendedor solo, você precisa saber como vender para um nicho de mercado.

Escolhendo o foco do seu negócio

O foco do seu negócio será o centro de tudo o que você faz – você não quer escolher algo que possa não gostar ou ficar entediado mais tarde. 

Qual é a sua paixão? Você tem algum hobby que deseja comercializar? Se você ama o que faz, é muito mais provável que tenha sucesso.

Use estas etapas para determinar qual deve ser o foco do seu negócio:

● Concentre-se em sua paixão: Se você é apaixonado pelo negócio, deve gostar de executá-lo. 

Também é mais provável que você tenha experiência na sua paixão ou esteja muito mais disposto a aprender sobre ela. Muitos talentos podem ser comercializados. 

Por exemplo, essas são todas as habilidades que podem ser comercializáveis:

○ Arte / Design

○ Escrita

○ Tricô e Costura 

○ Construção de Computadores

● Considere o equilíbrio entre trabalho e vida: Para muitas pessoas, é importante equilibrar o tempo que você passa trabalhando. Você quer ter tempo para seus hobbies, relaxar e passar tempo com seus entes queridos. Você pode querer evitar criar um negócio que exija longas horas de trabalho. Embora você possa trabalhar em casa, isso não significa que você queira passar todo o seu tempo “no relógio”.

● Teste seu foco: antes de colocar o negócio oficialmente em funcionamento, é importante testar sua ideia de foco. Você vai querer pesquisar:

○ Demanda por seu produto ou serviço

○ Quanto custa a inicialização e você pode pagar

○ O que você pode fazer para se destacar da concorrência

○ Seu produto ou serviço resolve os problemas do seu público

● Faça um plano: em seguida, você desejará escrever seu plano de negócios. 

Isso deve incluir todos os pequenos detalhes, bem como seus grandes objetivos. Certifique-se de incluir como alcançá-los. Escrever um plano completo garante que você tenha pensado em tudo, dando-lhe uma chance muito maior de alcançar o sucesso.

Se você ainda está tendo problemas para determinar qual deve ser o foco do seu negócio, tudo bem! Você quer passar muito tempo pensando em seu foco; não há problema em esperar um pouco para garantir que você tenha tudo certo.

Para resumir, o foco do seu negócio deve ser algo único que você goste de fazer. É difícil trabalhar em campos que o aborrecem – você perderia o interesse no negócio rapidamente e provavelmente perderia seu investimento no início também.

Como vender para um nicho de mercado

Depois de ter o foco do seu negócio, você precisará aprender a vender para esse nicho de mercado. Você vai querer saber tudo o que puder sobre o seu público. A partir daí, você pode usar seu foco para criar sua estratégia de marketing.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada é essencial. Felizmente, você pode criar seu próprio conteúdo online. 

Muitos trabalhadores independentes administram páginas de mídia social para suas marcas. Para fazer isso, você precisará trabalhar na identidade da sua marca e se concentrar em enviar conteúdo consistente.

Seu foco comercial exclusivo pode levar a uma ótima estratégia de marketing de conteúdo naturalmente. Por exemplo, se você é um fotógrafo que procura se promover, postar suas fotos profissionais com frequência no Instagram seria extremamente benéfico para você.

Se sua empresa oferece produtos, você pode encontrar muitas maneiras de comercializar on-line. A publicidade em mídia social é uma ótima maneira de trazer tráfego para seu site, o que aumenta as vendas. Quando se trata de públicos de nicho, você quer ter certeza de que seus anúncios são atraentes para eles – caso contrário, você estará desperdiçando seus fundos.

Mais importante ainda, reserve um tempo para se envolver com seu público e ouvi-los. 

Seus clientes sabem o que querem e vão te dizer.

Construindo um mercado

A sua ideia é tão de nicho que não existe um mercado óbvio? Você sempre pode tentar fazer o seu próprio. Para fazer isso, você precisará investir muito tempo em seu marketing

para ver todos os benefícios que sua empresa tem a oferecer, antes de fazer qualquer compra.

Você pode contar sua história através da criação de conteúdo. Faça vídeos, imagens e artigos. Certifique-se de incluir todos os benefícios que sua marca tem, bem como o que a diferencia de seus concorrentes.

Continua no passo 3

Equipe Boxcis

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado!

Por favor, para ajudar o Boxcis a continuar produzindo conteúdos de qualidade recomendamos que desative seu bloqueador de anúncios em nosso site.

As nossas propagandas são moderadas e sua experiência no site não será prejudicada.