A jornada de sucesso do empreendedor autônomo – Passo 4

Mantendo-se Produtivo

Depois de ter todas as suas ferramentas de gerenciamento de tempo, você vai querer se manter produtivo. Você já ouviu “um objeto em repouso permanece em repouso e um objeto em movimento permanece em movimento”? Embora esta seja a famosa lei da física de Newton, também pode ser aplicada à motivação.

Quando você é produtivo, é muito mais fácil se manter produtivo. Quando você não está completando tarefas, fica muito mais difícil começar de novo.

Há muitas maneiras de você se manter produtivo. 

Embora possa ser difícil no começo, continuar sendo produtivo ficará mais fácil com o tempo. Aqui está o que você vai querer fazer.

Siga uma rotina consistente

Ter uma rotina consistente irá beneficiá-lo muito, especialmente se você estiver trabalhando em casa. Sua programação diária deve ser exclusiva para você, mas aqui vão algumas dicas para você começar a construir seu plano:

● Acorde no mesmo horário todos os dias

● Não abra redes sociais imediatamente

● Exercício e alongamento, seguido de um banho

● Tome o café da manhã e seu café da manhã

● Defina metas diárias e faça seus planos

● Comece a trabalhar

● Certifique-se de fazer pausas

● Termine no mesmo horário todos os dias

Ao seguir a mesma rotina todos os dias, você terá mais facilidade em se manter produtivo. Quando você começar a seguir seus passos, seu cérebro começará a entrar no “modo de trabalho” gradualmente. Esse processo permite que você fique mais focado, em vez de apenas se jogar no trabalho sempre que quiser.

Se você quiser ser um empreendedor solo em tempo integral, precisará tratar sua agenda de acordo. Em suma, a melhor maneira de fazer isso é com uma rotina consistente.

Organize-se

Em seguida, você vai querer organizar tudo em sua vida. É muito mais fácil trabalhar quando você está cercado por um ambiente limpo. No entanto, você vai querer organizar seus planos também. Faça muitas listas. Você vai querer trabalhar primeiro nas tarefas essenciais, depois trabalhar nas menores.

Ajuda a usar seu próprio sistema de gerenciamento de projetos. Como um empreendedor solo, você deseja gerenciar todos os seus projetos de forma eficaz. Fazer isso irá mantê-lo na tarefa e também evitar que você se esqueça de projetos de diferentes clientes.

Seu sistema deve sempre ser projetado para a maneira como você opera. Comece construindo uma estrutura que você possa seguir todos os dias. Se não parecer que está funcionando, não tenha medo de trocá-lo. Afinal, este é o seu plano. Você precisa fazê-lo funcionar para si mesmo.

Se você tem muita coisa para se organizar, um assistente virtual poderá ajudá-lo. Ao liberar seu tempo, eles permitem que você construa uma estrutura diária mais forte que funcionará para você.

Estabelecendo objetivos

Também é essencial que você defina metas para si e para os negócios. Depois de concluir um objetivo principal, será mais fácil passar para o próximo imediatamente – aumentando sua produtividade. Existem boas maneiras de definir metas e maneiras que você deve evitar.

Você deve sempre definir metas alcançáveis. Se você não conseguir atingir seus objetivos, ficará desanimado. Isso pode facilmente levar a quedas na sua produtividade. Metas alcançáveis ​​incluem metas diárias, semanais e mensais.

Para definir uma meta alcançável, use a sigla SMART. Isso significa período específico, mensurável, atingível, relevante e de tempo.

Você vai querer que seus objetivos sejam específicos. Por exemplo, tenha uma meta diária de começar a trabalhar na hora ou ganhar uma certa quantia de receita em um dia. 

Então, você vai querer verificar com suas metas semanais e assim por diante. 

Ao definir metas específicas, você conhecerá os padrões exatos para considerar a meta “concluída”. Quando somos vagos, pode ser difícil saber quando terminamos uma tarefa.

Em seguida, seu objetivo deve ser mensurável. Dizer “Quero ganhar mais receita este mês do que no último”, é bom, mas quanto mais você quer ganhar? Uma meta melhor seria “Quero ganhar R$ 2.000 a mais este mês em receita”. Dessa forma, você saberá quando tiver concluído a meta.

Todos os objetivos devem ser alcançáveis. Um objetivo atingível é algo que você pode realizar razoavelmente. Embora ter metas altas seja ótimo, você deseja salvá-las a longo prazo. Mantenha seus objetivos atuais simples.

Seu objetivo é relevante? Pense no foco do seu negócio e no que você deseja alcançar. Todos os seus objetivos devem girar em torno do seu negócio e melhorar suas habilidades profissionais.

Por fim, sempre adicione um período de tempo aos seus objetivos. Dessa forma, você pode se esforçar para completá-los enquanto eles são relevantes para você. Além disso, isso aumenta a produtividade e evita que você pule metas importantes.

Mantendo-se produtivo em casa

Como um empreendedor solo, você provavelmente estará trabalhando em casa. Há uma grande diferença entre um ambiente de escritório e um escritório em casa. Pode ser normal levar algum tempo para se ajustar. Reunimos algumas dicas para você se manter produtivo em casa:

● Separe os espaços de trabalho e doméstico 

● Atenha-se a uma rotina

● Mantenha sua área de trabalho limpa

● Silenciar seu telefone

● Remover distrações

● Empurre os dias lentos

● Mantenha um planejador ou calendário

● Resumos

● Fazer anotações

Todos somos culpados de voltar ao trabalho quando temos uma boa ideia. Você criou uma ótima postagem no blog fora do seu horário de trabalho? Anote-o e volte no dia seguinte. Os empreendedores individuais precisam ter um forte equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para se manterem produtivos. Se você continuar voltando ao trabalho, perderá sua rotina e também perderá sua motivação.

Em vez disso, leve sempre um caderno e uma caneta com você. Sempre que tiver uma ideia, anote-a. Não precisa ser organizado; apenas um pequeno livro no qual você pode registrar suas ideias ou planos de negócios quando a inspiração surgir. Se você não quiser levar mais nada com você, sempre poderá usar um aplicativo de bloco de notas no telefone.

Aprenda suas horas de produtividade

Finalmente, todos têm horas de produtividade diferentes. Alguns de nós são mais produtivos pela manhã. Outros são notívagos ou preferem fazer a maior parte de seu trabalho no meio do dia – todo mundo é diferente.

Trabalhando quando você é mais produtivo, você fará muito mais. Além disso, não parecerá que você está se forçando. No entanto, primeiro você precisa aprender quando são suas horas de produtividade. Recomendamos que você acompanhe quando se sentir motivado por algumas semanas.

Se seus dados mostrarem que você é produtivo fora do horário de trabalho, altere sua programação. Você provavelmente vai gostar muito mais de trabalhar durante esse outro período. Este é um dos benefícios mais significativos de ser seu próprio patrão. Se o 9 a 5 não funcionar para você, mude! Como um empreendedor solo, você pode ser produtivo em seu próprio tempo.

Tente uma pequena tarefa primeiro

Se você está adiando um grande projeto no qual precisa trabalhar, tente iniciar uma pequena tarefa primeiro. Depois de concluí-lo, será muito mais fácil passar para a próxima tarefa. Ser produtivo pode ser difícil de começar, mas quando você começa, é ainda mais difícil parar.

Algumas pequenas tarefas incluem responder a e-mails, verificar as mídias sociais da sua marca ou escrever postagens curtas. Imediatamente após terminar a tarefa curta, passe para o grande projeto. Você deve notar uma diferença em sua vontade de começar.

Essas pequenas tarefas devem levar no máximo dez minutos para serem concluídas. 

Se você os está fazendo por motivação, não quer que eles o distraiam do grande projeto que precisa ser concluído.

Continua no passo 5.

Equipe Boxcis

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado!

Por favor, para ajudar o Boxcis a continuar produzindo conteúdos de qualidade recomendamos que desative seu bloqueador de anúncios em nosso site.

As nossas propagandas são moderadas e sua experiência no site não será prejudicada.