Atividade Física e Produtividade

Atividade física é um tema que tem sido cada vez mais discutido nas empresas, pois se sabe que o aumento da produtividade está diretamente ligado ao bem-estar físico e mental dos funcionários. A atividade física é capaz de trazer tantos benefícios para as pessoas quanto para as empresas.

O mundo corporativo vem há anos buscando estratégias para tornar os funcionários mais produtivos, já que é um fator fundamental para enfrentar a concorrência e tornar a empresa mais competitiva. 

Exercício físico é cada vez mais reconhecido como um aliado para aumentar a produtividade nas empresas.  Além de melhorar a saúde física e mental dos funcionários, traz benefícios para o ambiente de trabalho.

Pode-se afirmar que saúde e produtividade fazem parte da mesma face da moeda.

A prática do exercício físico é fundamental para a melhora da saúde, da qualidade de vida, da estética e também na progressão profissional, pois melhora a concentração, foco, criatividade e ritmo.

A jornada de trabalho dos indivíduos ativamente produtivos no mundo contemporâneo vem sendo sobrecarregados, passando em mais de 8 horas dedicadas exclusivamente às atividades profissionais, e comumente a carga horária é ainda maior, principalmente quando consideramos o uso de ferramentas tecnológicas disponíveis somadas  as obrigações inacabadas do dia que acabam usando  outras horas que seriam destinadas a lazer e família.

Portanto é mais um fator a considerar que grande número desse contingente produtivo deixa o tempo para pensar em saúde no segundo plano, não dedica nenhuma ação preventiva que poderia melhorar a qualidade de vida e evitar o surgimento de enfermidades.

Hoje a gente vive em um ambiente extremamente acelerado, estamos sempre apressados, ocupados e estressados demais, sempre com a necessidade de estar produzindo mais a todo o momento. Aí vem a pergunta: O que fazer para cuidar de si e ao mesmo tempo aumentar o desempenho no trabalho?

Somado a tudo isso, nos encontramos nesses dois últimos anos com saldos da pandemia do coronavírus, que provocou mudanças e adaptações na jornada de trabalho levando profissionais ao home-office, possibilitando flexibilização dos horários, rotinas e compromissos. O que para alguns era a possibilidade do trabalho em casa a realização de um sonho e para outros essa versatilidade foi a responsável por altos níveis de estresse e pelo desencadeamento de doenças psicossomáticas.

O que se observa é que em muitas oportunidades desencadeou exaustivas jornadas de trabalho, intervalos misturados com outros serviços, ambiente de trabalho inadequado e autocobrança excessiva entre outros inúmeros outros problemas que desestabilizou a rotina do trabalhador.

Todas estas alterações, aliada às fortes pressões no contexto do trabalho, vem gerando muitas vezes desgastes físicos, mentais e emocionais, que consequentemente, levam a um desequilíbrio.

Motivos não faltam, as empresas devem buscar iniciativas que venham ao encontro do equilíbrio, buscando a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida das equipes.

Não há motivos para as organizações relutarem na implantação de projetos, o que de início possa parecer mais custos, no final vai revelar o contrário, gera mais lucro para a empresa, mudança de comportamento, indivíduos mais ativos e focados em suas atividades, melhoria no relacionamento interpessoais, melhores condições para o desafio diário.

Principais benefícios da atividade física

Como acima evidenciado, é fato que praticar exercícios aumenta a produtividade no trabalho. Isso acontece, pois, ao abandonar a vida sedentária, o indivíduo fica mais disposto e goza de mais saúde. 

É acordar mais disposto, menos dores e trabalhar com mais prazer são algumas das vantagens dos profissionais que praticam atividades físicas no dia a dia.

O comportamento da prática rotineira de exercícios físicos, provoca naturalmente a maior concentração no trabalho. Estudos mostram que a liberação de endorfina durante a prática esportiva favorece as conexões entre os neurônios, facilitando o  raciocínio, lógica e concentração durante o trabalho.

Ocorre a melhora da autoestima, rompendo os próprios limites, maior satisfação levando a sentimentos de mais confiança e aptos a novos desafios.

O encontro do equilíbrio entre vida pessoal e laboral é o ideal a ser buscado, e a resposta para isso é a prática do exercício físico. Estudos indicam que pessoas que têm a prática regular da atividade física sentem menos dificuldade em separar a vida pessoal da laboral, não levando as questões de trabalho para casa e vice-versa.

Agora que vimos a importância da atividade física para tornar seus colaboradores mais produtivos e consequentemente melhorar as condições de sua empresa encarar a concorrência e ser mais competitiva, é só fazer uma busca na plataforma Boxcis por academias mais próximas, você vai encontrar profissionais qualificados e com ofertas e condições diferenciadas.

Equipe Boxcis

“Nós cuidamos da presença digital da sua empresa para que ela tenha melhores resultados”

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado!

Por favor, para ajudar o Boxcis a continuar produzindo conteúdos de qualidade recomendamos que desative seu bloqueador de anúncios em nosso site.

As nossas propagandas são moderadas e sua experiência no site não será prejudicada.