Como Escolher Nichos Rentáveis

1- Tipos de abordagens de segmentação de mercado

 

Identificar o mercado-alvo não é uma tarefa fácil. É de fato um dos elementos vitais que o informam sobre o mercado que você deseja atingir e como ele pode trazer o máximo de benefícios para você e seus consumidores e prospects. 

Em outras palavras, será fácil para você cuidar das necessidades e desejos do seu cliente de uma maneira muito melhor apenas se todos estiverem agrupados de acordo com seus gostos e desejos. 

Existem diferentes tipos de mercado que podem ser direcionados. Eles são discutidos abaixo.

 

Mercado alvo

Esse tipo de mercado consiste em seus principais clientes que têm necessidades e desejos idênticos. Embora você não tenha descrito completamente suas necessidades, você ainda está em uma posição melhor, pois sabe quem é seu mercado-alvo. 

Pode ser em maior ou menor escala. No entanto, mais do que o tamanho são as suas necessidades que terão um papel decisivo no final.

 

Mercado secundário

 

Este é o mercado que está vinculado ao seu mercado-alvo; no entanto, não é o segmento que gera a maior parte da receita. Por exemplo, uma empresa que fabrica telhados, seu principal mercado-alvo consiste em compradores comerciais que substituem o telhado. Além disso, a mesma empresa também possui o mercado secundário que contém segmentos residenciais que reparam telhados. Embora a maior parte da receita seja extraída do segmento primário, o mercado secundário faz uma contribuição útil para a empresa de telhados.

 

Nicho de mercado

 

Este tipo de mercado consiste em seus clientes potenciais que têm uma necessidade diferente não atendida por nenhuma empresa. 

Não é uma tarefa fácil identificar o seu nicho de mercado. No entanto, quando for descoberto, é certo que você ganhará muita receita com esse mercado. 

Por exemplo, um designer gráfico cujo trabalho principal é projetar obras de arte para os painéis de outdoors se beneficiaria muito se ele encontrasse um nicho de design de capas de e-books.

Ao incorporar a data de seus clientes, será fácil definir melhor os seguintes mercados.

 

Mercado-alvo principal

 

Incorporar as informações do cliente em seu principal mercado-alvo lhe dará a confirmação das necessidades e desejos idênticos dos clientes deste grupo.

 

Mercado secundário

Sempre haverá um mercado secundário para o seu produto, mesmo que você não o tenha identificado ou definido adequadamente. No entanto, caso tenha sido identificado, é sempre melhor não perseguir o mercado-alvo e o mercado secundário ao mesmo tempo. Isso resulta na expansão de suas atividades de marketing para áreas amplas que podem se tornar difíceis de monitorar e também podem resultar em grandes perdas para seu produto e, eventualmente, a imagem da empresa também pode ser prejudicada.

 

Nicho de mercado

Conforme discutido com o mercado secundário, nunca foque muito no nicho de mercado nos primeiros dias do lançamento do produto. No entanto, mantenha seu negócio atualizado sobre os nichos de mercado em desenvolvimento que podem ser lucrativos em um estágio posterior.

2. Produtos de nicho

 

Nicho é um termo que tem sido usado pela maioria das empresas nos últimos anos. 

Vamos discutir o seu significado real.

Um nicho 

  • não é um produto do mainstream, convencional.
  • um produto que não está facilmente disponível nas lojas regulares da sociedade.
  • um produto que incorpora uma aplicação e interesse importantes para um segmento específico da sociedade que cria um desejo de compra apenas para esse segmento específico.
  • um produto que tem a garantia de confiabilidade e poder de venda previsto devido à sua atração especializada para esse segmento.

 

Pode parecer estranho para muitas pessoas, mas a realidade é que quando discutem e fazem estratégias para encontrar produtos de nicho, na verdade estão promovendo uma estratégia de “jogar pelo seguro” ou “seguir a estratégia da multidão”. 

Por exemplo, sua empresa decide visar uma categoria de produto estabelecida e promissora, mas para fins de venda, você escolhe uma faixa estreita específica de produtos. Além disso, você adquire sua matéria-prima do mesmo fornecedor que seus rivais, mas faz mudanças inovadoras ao comercializar esse produto para seu nicho que lhe garante sucesso.

 

O outro método de identificar “produtos de nicho” é ficar à frente de seus concorrentes, descobrindo uma demanda específica que é única e especial na sociedade e é sub-abastecida. 

Assim que a demanda especial for identificada, você pode começar a pesquisar os insumos que podem atender a essa demanda. Os suprimentos podem ser pesquisados ​​de maneiras não seguidas pela maioria.

  • Identificando mercados estrangeiros ou mercados muito localizados que desconhecem os produtos regulares.
  • Pesquisa aprofundada na Internet para descobrir fornecedores que possuem produtos promissores, mas ferramentas de marketing ineficazes.
  • Explorando novos produtos em várias feiras.
  • Estabelecer relações estreitas com os fabricantes para criar designs, recursos e funções inovadores para os produtos de nicho.

 

Além disso, observa-se também que o produto que você está vendendo pode não ser um “nicho”, mas sim o spot de mercado para o qual você está promovendo. 

Em outras palavras, você pode mudar da estratégia de “produto” de “nicho” para a estratégia de “nicho de grupo de clientes” que permite obter receita de produtos que não são de nicho. 

Por exemplo, os mercados que são conhecidos como mercados entusiastas conterão produtos ultra especialistas, mas também há uma alta probabilidade de vender produtos genéricos para o mesmo segmento a um preço muito mais alto. 

Para ser mais específico, as pessoas que gostam de pescar normalmente comprarão varas e linhas de pesca, mas também estarão prestando atenção a itens não especializados que podem consistir em bebidas, frascos, bolsas, cadeiras de camping, roupas para atividades ao ar livre etc.

 

Dessa forma, você pode economizar o tempo do cliente colocando os produtos relacionados além dos itens especializados que têm maior chance de consumidores dispostos a pagar preços mais altos. 

Será conveniente para as pessoas, pois fornece o elemento de “compras únicas”, como praticado em grandes supermercados. Assim, as pessoas com a mentalidade entusiasta, podem ser facilmente direcionadas com os itens não especializados a um preço um pouco mais alto e podem obter lucros substanciais.

3. Ideias de produtos de nicho

 

“Sua riqueza está na riqueza do seu conhecimento. Transforme sua sabedoria incomum em riqueza incomum, porque ninguém tem sua experiência única. Transforme seu processo de pensamento em seu processador de texto. Então leve suas informações empacotadas para o mercado onde suas boas ideias fazem a caixa registradora tilintar.” -Uzo Onukwugha

 

A tarefa de obter ideias de produtos de nicho é difícil. No entanto, existem algumas ideias de produtos novos que podem fornecer um trampolim para seguir em frente. Portanto, você deve começar levando em consideração o óbvio que é que cada indivíduo é confrontado com problemas. Isto é de onde você pode obter seu primeiro produto. 

As pessoas estão sempre engajadas em um problema ou outro em suas vidas. Resolver os problemas deles será o objetivo bem-sucedido do seu. Portanto, o que você precisa fazer é criar ideias de produtos exclusivos que possam aliviar seus problemas.

Se a tarefa acima é exigente, então a próxima ideia que você pode pensar são as últimas tendências que ocuparam o centro das atenções no mercado. 

Para se atualizar com as últimas tendências, você pode contar com a ajuda da internet, redes sociais, televisão, revistas e jornais. 

Depois de tomar conhecimento dos desenvolvimentos mais recentes e quentes do mercado, você estará em melhor posição para inventar um produto associado à tendência existente.

Além disso, outra ideia a partir da qual você pode criar um produto ou produtos de nicho é explorar o(s) produto(s) antigo(s). Tudo o que você precisa fazer é pegar qualquer produto antigo, analisar suas características e desempenhos e para qual segmento ele se destina e identificar seus pontos fracos. O próximo passo seria encontrar as maneiras pelas quais o produto antigo pode ser melhorado, modificado ou aprimorado. Finalmente, dê a ele um novo nome de marca junto com os novos recursos e promova-o no mercado.

Além disso, pode haver outra ideia pela qual você cria um nicho para o seu produto que é totalmente diferente do mercado-alvo anterior. O desenvolvimento deste nicho requer experiência e um grande conhecimento das diferentes marcas do mercado. Quando você tem um nicho separado para o seu produto, isso automaticamente tornará mais fácil para você diferenciar seu produto dos produtos regulares e seria altamente valorizado nesse novo segmento.

A outra ideia que pode ser capitalizada é adicionar produtos relacionados ao(s) produto(s) existente(s). Por exemplo, que é bastante evidente nestes últimos anos no produto  telefone celular, foram sendo adicionadas novas funcionalidades e itens relacionados, como bluetooth, fone de ouvido, aplicativos, câmaras de alta resolução entre outros itens. 

Com embalagens inovadoras, você pode experimentar mais vendas do seu produto.

Além das principais ideias mencionadas acima, existem ideias que podem ser consideradas, como fazer a renovação de um produto maduro, fazendo alterações em seu design. Além disso, você pode se envolver com os consumidores para conhecer seus gostos e desgostos e quais novos recursos eles desejam em um produto. Isso ainda lhe dará ideias sobre seus produtos de nicho.

4. Segmentação com produtos de nicho

 

É bastante óbvio que, quando uma empresa tem um produto ou serviço para oferecer, é muito improvável que todos os consumidores da sociedade comprem esse produto ou serviço. 

No domínio do nicho de mercado, todos os seus esforços de marketing estão focados em um segmento específico da sociedade. Este é o segmento que reflete a demanda promissora para o seu produto. 

Portanto, antes de atingir esse segmento específico da sociedade, é sempre melhor implementar uma pesquisa de nicho que o ajudará a explorar as diferentes características do seu segmento. Com esse conhecimento em mãos, você encontrará seu produto em forte posição de venda.

Há várias coisas que precisam ser consideradas ao analisar o nicho de mercado. 

Em primeiro lugar é a identificação das variáveis ​​demográficas importantes que podem incluir sexo, idade, nível de renda, grupos étnicos do mercado. O próximo passo é focar nos 3 itens descritos abaixo:

  • Quem você está comercializando seu produto?
  • Onde eles estão localizados?
  • Por que eles são considerados “muito prováveis” em comprar seu produto?

 

No que diz respeito à publicidade, às informações acumuladas no mercado podem lhe dar a direção certa e auxiliar na elaboração das estratégias para seus produtos de nicho. 

Se os produtos são oferecidos on-line, exige uma pesquisa minuciosa sobre as palavras-chave que serão usadas para os produtos de nicho. 

Pode incluir palavras e frases que desempenharão um papel vital na promoção de seus produtos de nicho. 

A segmentação de produtos de nicho seria benéfica de duas maneiras. 

Primeiro, aumentará a receita da empresa. Em segundo lugar, pode dar-lhe a opção de ser seletivo no programa de publicidade que deseja seguir. 

Isso se torna fácil e alcançável quando você está ciente do seu segmento-alvo. 

Além disso, você também pode fazer uso do marketing de afiliados. Com o apoio dos afiliados, fica fácil atrair mais usuários para o site. 

Ao mesmo tempo, o conteúdo do site deve ser original e interessante para os usuários. Além disso, você também pode implementar a abordagem interativa em que você usa perfis em sites de redes sociais. Esses sites permitem que você crie associações com potencial para se converter em futuros clientes. Outra plataforma importante para os produtos de nicho são os vários fóruns de discussão na internet que podem fornecer informações valiosas sobre os nichos potenciais e as estratégias de segmentação.

Use de site de diretório de empresas, Google Meu Negócio, são extremamente importantes para indexação nos mecanismos de pesquisa.

Uma vez que o nicho de mercado tenha sido identificado ou os produtos de nicho tenham sido desenvolvidos, é imperativo atraí-los com o meio de publicidade. 

Desta forma, eles ficarão cientes de que você tem o produto que eles estão procurando. Além disso, uma vez que haja uma interação saudável e forte com o mercado-alvo, eles saberão mais sobre você e seu produto de nicho. 

Isso aumentará sua base de clientes devido à exposição de seus produtos de nicho no mercado e nas mentes do nicho-alvo.

5. Identificando sua paixão

 

“Nossas paixões são os ventos que impulsionam nossa embarcação. Nossa razão é o piloto que a conduz. Sem ventos a embarcação não se moveria e sem piloto ela estaria perdida.” — Anônimo

 

A paixão desempenha um papel vital nas atividades que estamos envolvidos em nossas vidas diárias. 

A identificação e desenvolvimento de um nicho de mercado está fortemente relacionado com a sua paixão. 

Tem sido dito por muitas pessoas e especialistas que, em vez de encontrar um nicho de mercado com um único motivo para ganhar dinheiro, identifique o nicho pelo qual você é mais apaixonado. 

Isso aumentará automaticamente suas chances de sucesso a longo prazo. Há uma lógica muito forte por trás dessa afirmação. 

Quando você é apaixonado por algo em sua vida, é óbvio que você dedicará o máximo de tempo, energia e custo a essa coisa em particular. As outras atividades diárias ficariam nos bastidores de sua vida. 

Todo o seu foco e dedicação estariam em alcançar o objetivo pelo qual você é muito apaixonado.

O mesmo acontece com o nicho de mercado. A paixão permitiria que você dedicasse seu máximo de tempo, energia e custo na identificação e análise das variáveis ​​importantes que levarão à identificação de um nicho de mercado bem-sucedido. 

Da mesma forma, se você estiver pesquisando um nicho na internet, a paixão o forçaria a criar um site significativo, gerar tráfego substancial de usuários e gerar receita considerável para o seu negócio. 

Além disso, quando o objetivo apaixonado é alcançado, isso lhe dá muita alegria e felicidade. Pelo contrário, se você não demonstrar interesse pelo tema que está estudando, é rara a chance de chegar à conclusão desejada. 

No caso do nicho online, você não estará disposto e nem entusiasmado com o trabalho em seu site e redes de relacionamento e dedicará menos tempo do que o necessário no monitoramento e manutenção do site e das redes sociais e em outras plataformas de divulgação.

Se houver uma paixão considerável, o resultado corresponderá às suas expectativas.

Uma das coisas mais importantes que você deve levar em consideração durante o processo de nicho de mercado é a sua preferência e conforto no assunto. 

É bastante claro que uma pessoa que é especialista em sites, por exemplo, estará totalmente ciente dos meandros do nicho de mercado ou de qualquer outro tópico em que esteja envolvido. 

É o nível de interesse e compromisso que aumenta a quantidade de criatividade demonstrada no trabalho. Uma vez que o interesse está lá, a tarefa se torna simples e espontânea para você. 

Além disso, evita o impedimento de ideias e pensamentos originais e inovadores. Além disso, a tarefa requer entrada e atualização regulares do seu lado. Isso só é possível se seu interesse e paixão mostrarem consistência no trabalho. 

Desta forma, você está em uma posição forte para fazer a tarefa de forma eficaz e eficiente.

Portanto, o mais importante que foi decifrado é a importância da paixão por trás de qualquer trabalho que você faça em sua vida.

6. Escolhendo o Nicho

 

A escolha de um nicho de mercado depende de vários fatores importantes. Esses fatores não recebem a consideração desejada, pois desempenham um papel enorme na construção do sucesso do negócio. 

A escolha do nicho de mercado, por muitos especialistas, é considerado um desafio para o negócio. 

Portanto, não há regras rígidas e rápidas que precisam ser seguidas para identificar o nicho de mercado lucrativo. É preciso muito tempo, energia e custo para identificar um nicho de mercado adequado para o negócio. 

O fato é que, em vez de se concentrar nos clientes que desejam comprar os produtos, é melhor se concentrar se há uma demanda substancial pelo seu produto ou não. 

Muitas das empresas estão dedicando todo o seu foco às “pepitas de ouro” (nichos altamente demandados com concorrência modesta). 

No entanto, não deve ser o único foco para a seleção de um nicho de mercado. Existem algumas diretrizes importantes que podem contribuir positivamente na escolha de um nicho de mercado.

O nicho precisa ser lucrativo

Isso implica que o nicho de mercado seja grande o suficiente em termos de pessoas interessadas em comprar produtos ou serviços no nicho de mercado. Além disso, o nicho de mercado lucrativo não deve conter fortes forças competitivas. A presença de rivais competitivos consumirá a maior parte de sua participação nos lucros. Portanto, você precisa garantir que a concorrência seja mínima para facilitar a tarefa para você.

O nicho deve ser interessante para você

Acredita-se que, além do nicho ser lucrativo, ele deve ser interessante para você sustentá-lo por mais tempo. O nicho requer sua perseverança e motivação para que ele seja convertido em um nicho lucrativo para o futuro. 

Se houver interesse, sua tarefa reflete automaticamente sua paixão de várias maneiras. Pelo contrário, se o nicho for identificado puramente com base na lucratividade, não demorará muito para que os rivais se infiltrem e tirem sua parte do lucro. 

Portanto, sua dedicação e compromisso devem estar presentes o tempo todo para manter seu nicho seguro e lucrativo por longo prazo.

O nicho deve ter uma vida útil mais longa

Ao fazer a análise aprofundada do nicho de mercado, você observará variedades de nichos que são considerados “pepitas de ouro”. Esses tipos de nichos de mercado têm o potencial de atrair muitas empresas. 

No entanto, também é preciso ter em mente por quanto tempo eles serão atraentes? O intervalo de tempo do nicho de mercado é muito importante. 

Por exemplo, se você selecionar o evento do campeonato mundial de futebol como seu nicho de mercado, esse nicho de mercado durará apenas alguns dias. A popularidade desse nicho de mercado logo será coisa do passado. Portanto, você precisa ter certeza de que o nicho escolhido deve ter a maior taxa de crescimento.

Assim, a escolha do nicho é arte e também ciência e é preciso uma quantidade considerável de experiência do negócio para analisar corretamente o verdadeiro potencial do nicho.

7. Analisando seu Potencial de Nicho

 

Analisar o potencial do nicho é muito importante para o negócio. As tarefas envolvidas em analisá-lo são muito exigentes e desafiadoras. Se a intenção de atingir um nicho de mercado é derivado de um hobby, então é considerado um assunto significativo. 

Pelo contrário, se tem um propósito comercial ligado a ele, cabe a você não repetir os erros que outras empresas cometem e, eventualmente, ficar descontentes e desencorajados a continuar. 

Para evitar esse cenário, é preciso seguir algumas orientações que podem auxiliar na análise do potencial do nicho.

É óbvio que qualquer produto que você queira vender no mercado tem que ser atraente para o público em geral. 

Para avaliar seu verdadeiro potencial, a maneira mais fácil e econômica é pesquisar sua atratividade na internet. 

Faça uma lista de três a cinco ideias de nicho e faça as buscas nos mecanismos de pesquisa. Há uma ampla base de conhecimento oferecida na internet, explore todas as possibilidades na obtenção de informações que darão a você o que você precisa saber sobre o potencial do seu nicho. 

Este é apenas o primeiro passo do seu processo. 

Com isso, você saberá quais ideias de nicho estão sendo financiadas pelas pessoas, dando a você mais informações sobre o potencial do nicho. 

Uma segunda sugestão, busque por livros e literaturas especializadas sobre o assunto de seu nicho de mercado e produtos de nicho, se houver, para obter uma conclusão mais refinada sobre sua decisão de nicho.

Finalmente o método de competição. Há duas ideias sobre este método. Um grupo de pessoas acredita que o nicho identificado não é alvo de nenhum negócio. Em outras palavras, concorrência zero, o que é muito superior no mundo de hoje. 

O outro grupo de pessoas é da opinião de que o nicho de mercado deve ser competitivo, pois proporcionará lucro substancial em comparação com o nicho de mercado com concorrência zero. Portanto, o mapa de competição deve ser bem estudado para se ter um resultado conclusivo sobre o potencial.

8. Potencial de lucro para o seu nicho

 

Existem várias empresas no mercado que conseguiram descobrir um mercado promissor para seus produtos ou serviços que resolverão os problemas existentes. 

No entanto, eles foram restringidos em seus passos pensando e se investirem uma enorme quantidade de tempo, energia e custo neste segmento e o resultado resultar em fracasso? Esta é uma consideração muito importante para o negócio. Exige um processo que é ignorado na maioria das vezes. 

É o processo de validação do seu nicho de mercado em sua totalidade. 

Este é um passo crucial na identificação do potencial de lucro para o seu nicho de mercado. Embora não exista uma regra rígida e rápida que possa garantir o sucesso, existem certos passos que podem ser seguidos para dar ao seu negócio uma chance promissora. 

Essas etapas são brevemente mencionadas abaixo.

 

Existe uma demanda para o seu produto ou serviço?

 

Isso envolve o cálculo do número total de clientes em potencial que comprarão seu produto. Os clientes do segmento superaram o problema ou ainda sofrem com isso? 

Isso dá uma ideia da quantidade de pessoas interessadas no produto de nicho. 

Muitas pesquisas foram realizadas sobre vários produtos e gostos e preferências das pessoas. Você pode obter a ajuda dessas pesquisas para analisar o potencial de lucro do seu nicho. 

Em segundo lugar, a internet se tornou uma das commodities mais econômicas do mundo moderno. 

Ele contém uma vasta quantidade de informações sobre uma variedade de questões e assuntos, dos quais a maioria deles pode ser acessada livremente. 

Portanto, digitando a palavra-chave do produto de nicho na caixa de pesquisa dos mecanismos de pesquisa populares, você pode ter uma boa ideia de quanto lucro pode ser obtido pelo seu produto de nicho. 

Além disso, se o produto de nicho é um produto online e você está promovendo em seu blog ou site, mídias sociais e plataformas de diretórios de negócios, você pode verificar se ele envolve a base de anunciantes adequada nas principais redes de publicidade. Utilize os programas de publicidade mais populares da internet, com Google Ads, Facebook Ads, assim poderá rastrear a quantidade de tráfego e o CPC médio de suas palavras-chaves importantes.  

 

Existe algum concorrente que já está mirando no seu segmento de nicho?

 

É muito importante para o seu negócio saber com antecedência os produtos que foram vendidos pelos seus concorrentes. 

Se você se deparar com concorrentes que já estão vendendo seu produto de nicho, é aconselhável analisar seus negócios e produtos mais profundamente, em vez de mudar de produto de nicho. 

Esta estratégia envolve a análise SWOT do seu produto de forma a identificar os elementos que podem melhorar, potenciar ou modificar. Esse movimento o colocará à frente de seus rivais e daria uma razão sólida para os clientes mudarem para seu produto de nicho.

 

Seu produto de nicho tem um alto valor de vida útil?

 

O termo valor vitalício implica a soma do valor de cada consumidor para o seu produto, como eles são percebidos como comprando de você regularmente. 

 

As perguntas que você precisa fazer a si mesmo são as seguintes:

 

  • É fácil para você transformar um comprador ocasional em comprador regular?
  • Haverá produtos relacionados ao lado do seu produto de nicho principal para que seus clientes construam um relacionamento duradouro e valioso com eles?

 

O fato é que, se você está vendendo um produto, não é de todo inapropriado criar outros produtos relacionados, pois é muito mais fácil vender para um comprador regular do que encontrar um novo.

9. Analisando a concorrência no nicho de mercado

 

O nível e a quantidade de concorrência é o fator decisivo entre o sucesso e o fator de perda do nicho de mercado. Como o nicho de mercado é pequeno por natureza, ele contém um ou dois produtos. No entanto, se o cenário for exigente onde você acaba com mais de dois produtos de nicho, é muito provável que seu nicho de mercado fique saturado mais cedo ou mais tarde.

 

Levando em consideração o tamanho do nicho de mercado, é aconselhável determinar seu nível de conforto para ajudá-lo a enfrentar os concorrentes em questão. Muitos especialistas acreditam que, se você é apaixonado por ser um vendedor, a tarefa de lidar com os concorrentes se torna fácil e você começa a gostar da concorrência. Se for o contrário, é melhor mudar seu negócio para algum outro nicho de mercado.

 

O século 20 testemunhou alguns construtores de nichos incríveis, onde eles abriram caminho através de uma concorrência acirrada. Por exemplo, na década de 1920, a Walt Disney Company lançou as bases de seu enorme império na arte desconhecida de esboços infantis que mais tarde vieram a ser conhecidos como desenhos animados. O negócio foi cercado por um ambiente competitivo contundente que incluiu a Grande Depressão, o Wall Street Crash e a Segunda Guerra Mundial. Foi além das expectativas dos especialistas que o negócio de desenhos animados, sendo considerado bobo, superaria algumas das mais difíceis crises na história do mundo.

 

Portanto, é aconselhável gastar muito tempo estudando e analisando os concorrentes tanto no local quanto online. Você pode começar pelas perguntas mais básicas descritas abaixo.

  • Que tipos de produtos eles estão vendendo
  • Que faixa de preços eles adotaram para seus produtos de nicho?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos principais e secundários?
  • De que maneiras sua empresa pode competir com os rivais?

 

No caso do seu negócio, você pode fazer as seguintes perguntas.

  • O produto ou serviço que você está vendendo é novo e está certo para o momento?
  • Você refinou o mercado para um nicho potencial que você pode atender e algo que seja relevante para 2022?

 

Embora não exista uma regra rígida e rápida, uma boa regra geral afirma que, em vez de competir com seus rivais na mesma estratégia, implemente um ângulo diferente e novo que está faltando nos concorrentes ou você acredita que pode capitalizar muito melhor. 

Dessa forma, você tem mais chances de superar seus concorrentes.

 

Por último, mas não menos importante, tente usar a marca pessoal. No mundo de hoje, superar a forte concorrência (que envolve concorrentes diretos e indiretos, locais e estrangeiros e online e offline) envolve fazer uma relação próxima e pessoal com seus clientes-alvo ou de nicho. Em outras palavras, você tem que “possuir” seu produto ou serviço de uma maneira bastante distinta em relação ao ambiente estéril do passado.

 

A combinação das estratégias mencionadas acima levará seu negócio ao sucesso a longo prazo.

10. Pesquisa de nicho – Por que é um grande negócio?

 

O conceito de pesquisa é básico para começar qualquer coisa em sua vida. Ela desempenha um papel vital na construção de uma ideia em um produto de sucesso. 

O mesmo pode ser dito ao encontrar um nicho de mercado para o seu produto ou serviço. Pode-se dizer com grande convicção que a probabilidade de selecionar um produto ao acaso e obter sucesso nele sem realizar pesquisas é muito rara. 

Na maioria das vezes, as empresas sofreram perdas com maior duração.

 

Não há dúvida de que você pode ter selecionado um produto para atingir um nicho de mercado. Pode parecer um produto único para você, mas a questão é: você passou pelo processo de pesquisa antes de escolher o produto? Você conseguiu pesquisar a posição atual do produto no mercado? É realmente novo ou está sendo oferecido pelos concorrentes existentes? Se todas essas perguntas não forem respondidas, o futuro parece sombrio para o seu produto. 

Realizar uma pesquisa aprofundada e extrair os números e estatísticas relacionados ao seu produto pode fazer uma enorme diferença entre uma campanha estável e uma campanha instável.

 

Para muitos, fazer pesquisa significa criar uma agenda agitada para o negócio que será demorada, complicada e cara. Pode ser demorado, mas não difícil. Na verdade, valerá a pena fazer um esforço para enfrentar uma enorme perda no futuro. Por isso, existem algumas diretrizes que podem ajudá-lo a pesquisar seu produto ou serviço com mais profundidade.



Entrevistar Perspectivas Reais

 

Esse método é próximo e pessoal, onde você pergunta às pessoas sobre o que gostam e que não gostam. Isso pode ser feito com a ajuda de sites de redes sociais populares, como Facebook ou Twitter, fornecendo uma ótima maneira de usar contas de mídia social.

 

Entre no mercado-alvo

Faça uso extensivo de grupos de mídia social, fóruns e listas de e-mail para obter mais informações sobre seu nicho de mercado.

 

Confira seus concorrentes

Identifique os concorrentes existentes e potenciais para ter uma visão completa do mapa do concorrente.

Abaixo algumas ferramentas que são essenciais que fornecem dados de empresas concorrentes que vão lhe ajudar a conseguir informações completas sobre o mercado e concorrentes objeto de sua pesquisa.

Similar Web: https://www.similarweb.com/

Ubbersuggest: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/

Google Keyword Planner: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/

Google Trends: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR

Ferramenta Audience Insights do Facebook: https://www.facebook.com/ads/audience

11. Idéias para obter altos lucros através de produtos de nicho

O marketing de nicho com o apoio de produtos de nicho sempre foi considerado uma estratégia de sucesso no mundo do marketing. Nos últimos anos, tornou-se um conceito de alto vôo no mundo online também. Para garantir esse fato, existem muitos livros, cursos, manuais, artigos e sites destacando a importância de produtos de nicho e nichos de mercado. Hoje em dia, com apenas um clique, você pode obter uma grande quantidade de informações sobre produtos de nicho em casa ou no escritório, instantaneamente.

 

A fama de produtos de nicho está crescendo diariamente. Empreendedores e empresas estão fazendo grandes esforços para superar seus concorrentes, trabalhando em várias ideias que podem ser convertidas em produtos de nicho. Como o mercado está repleto de produtos e serviços do tipo eu também, o planejamento e os esforços para criar um plano de nicho de mercado forte tornaram-se mais necessários do que nunca.

 

Quando você olha para as perspectivas dos clientes, você os encontrará desesperados por um produto ou nicho que satisfaça uma necessidade não atendida, ignorada ou negligenciada pela qual eles estão mais do que felizes em pagar reais a mais. 

Oferecer um produto ou serviço de nicho é considerado uma importante habilidade de negócios nos últimos anos, que continuará a ser um tema quente por muitos anos. A história testemunhou várias histórias em que pessoas com status médio viram pequenas necessidades, que foram ignoradas por outros, e obtiveram grandes lucros com essas necessidades. É um fato que o tempo e a história provaram que a melhor abordagem para resolver a deficiência de experiência, dinheiro ou networking é criar um produto ou serviço original, apelativo e único para as pessoas.

 

De acordo com estudos apresentados, que pode ser um fator motivador para os recém-chegados no nicho de negócios, produzir um produto ou serviço não significa reinventar a roda inteira. Tudo o que exige são pequenas maneiras de torná-lo melhor do que antes. Isto é onde você pode gerar uma quantidade substancial de dinheiro. 

 

Assim, as idéias que podem permitir que você obtenha altos lucros por meio de produtos de nicho são as seguintes:

  • Melhore o produto adicionando algo extra a ele.
  • Erradicar os elementos negativos do produto (deficiência, desvantagem, risco)
  • Torne o produto fácil e simples para as pessoas comprarem, usarem, manterem e repararem.
  • Faça o produto que pode durar mais, pois esses tipos de produtos têm alta demanda, mesmo em tempos de recessão.
  • Ofereça um serviço personalizado que é ignorado pelos muitos rivais existentes.
  • Torne o produto seguro aos olhos das pessoas para reduzir os riscos inerentes aos clientes céticos.
  • Tente mostrar a vantagem do pioneirismo em seus produtos sem comprometer a qualidade do produto.

12. Táticas de marketing de nicho bem-sucedidas

De acordo com vários especialistas, profissionais de marketing e intelectuais, sempre haverá um mercado para um produto ou serviço que você deseja vender. Pode haver variações no tamanho do mercado dependendo da natureza do produto e para quem o produto ou serviço é direcionado. 

No entanto, sempre haverá alguém disposto a comprar o que você está oferecendo. Como agora está confirmado que haverá consumidores para o seu produto, existem algumas estratégias de marketing de nicho bem-sucedidas que podem ser adotadas. 

Eles são descritos abaixo.

 

Publicidade direcionada

  • As atividades publicitárias, na maioria das vezes, são de promoção de produtos para as massas e são de natureza ampla. No caso de nicho de mercado, haverá publicidade, mas em uma escala muito focada. Como você conhece o público-alvo, a publicidade tem que ser direta e focada para ter uma mensagem clara e direcionada para o seu público.

 

Diga a verdade

  • No marketing de produtos, há sempre a tentação de distorcer os fatos para facilitar a venda. Assim, as características e desempenhos de um produto anunciado nos anúncios devem ser reais e não superficiais.

 

Oferecer vantagens adicionais

  • Há muito dinheiro vinculado à campanha publicitária de um produto ou serviço. Muitas das atividades promocionais não trazem o resultado desejado. Por exemplo, se o segmento alvo não lê jornal, não há razão para usar este meio. Da mesma forma, se o segmento não resgatar cupons (online ou off-line), não adianta criar esses cupons. Em vez disso, esse dinheiro pode ser usado para oferecer vantagens adicionais para nossos consumidores fiéis.

 

Construir relacionamentos

  • Na maioria das empresas, esse fator é negligenciado de uma forma ou de outra. É obrigatório construir relações fortes com seus potenciais clientes. Tente trabalhar individualmente com cada consumidor e aproveite essa atividade de marketing como uma oportunidade de construir confiança com eles. Cada passo que é dado em busca de um nicho de mercado tem que ter um rótulo de “cliente em mente”. A sensação tem que ser mais pessoal, pois cada consumidor quer ser mais apreciado por seus negócios. No marketing de nicho, é muito possível alcançar também.

 

Siga um programa de nicho em andamento

  • Existe um cenário comum que é muito evidente no marketing de nicho. O cenário envolve um forte foco no marketing de nicho, seja no início do negócio de nicho de mercado ou nos estágios iniciais do desenvolvimento do produto. No entanto, como há crescimento no negócio, a tarefa do marketing de nicho vai para os bastidores e permanece lá até que o negócio enfrente problemas. A essa altura, há uma alta probabilidade de perder uma grande participação de mercado. Portanto, para evitar esse perigo, deve haver um programa de nicho contínuo contendo lista de tarefas para que as metas de marketing de nicho sejam convertidas em implementação. Isso não apenas fará sua empresa sobreviver, mas também permitirá que ela prospere em crises.

13. Marketing viral para nicho

 

O termo viral implica relacionado ou causado por um vírus. Assim, o conceito de marketing viral caracteriza-se como uma estratégia de marketing que leva os indivíduos a divulgarem uma determinada mensagem de marketing a outros. Assim, há uma multiplicação instantânea que gera a possibilidade de crescimento indefinido, permitindo que a mensagem de marketing seja rapidamente transmitida para centenas, milhares e até milhões de pessoas. É considerado um dos elementos importantes da campanha de marketing que é formada através do boca a boca.

 

Em outras palavras, o marketing viral é um anúncio gratuito, que, se usado de forma inteligente, pode ser frutífero para o seu nicho de negócios. Se você está inclinado e desesperado para criar um nome para o seu negócio como líder em um nicho específico, é hora de fazer uso do comunicado de imprensa. A era do press release é tão antiga quanto as notícias impressas. Médiuns como jornais e revistas afirmam assuntos dignos de notícia que são principalmente derivados dos comunicados de imprensa. Assim, você pode fazer uso de comunicados de imprensa para transmitir a esses meios e ao mundo sobre seu novo produto ou serviço, dando-lhe um empurrão necessário para permitir uma debandada viral.

 

Existe um procedimento que está envolvido na criação de um comunicado de imprensa para qualquer produto. Em primeiro lugar, você deve identificar os elementos de um produto que você considera interessante. Pode estar relacionado a um novo método, um novo design, um novo negócio, uma aquisição ou qualquer outro elemento. Qualquer coisa pode ser traduzida em uma notícia, desde que você saiba o que considerar e o que cortar. Portanto, dedique bastante tempo na seleção dos elementos importantes do produto. Em caso de alguma dificuldade, você pode contratar os serviços de um profissional para escrever para o seu negócio e depois distribuí-lo por taxas econômicas.

 

O próximo passo também é muito crucial. É aqui que você passa ou distribui o press release para os meios de comunicação, como jornais e revistas. É muito importante saber com antecedência qual mídia será apropriada para o seu produto. As características do meio devem ser analisadas previamente, o que pode incluir o público-alvo, sua cobertura e seu custo. No caso do online, existem vários sites que disponibilizam um pacote de distribuição gratuita com exceção de slots importantes que cobram valores variados. A grande coisa sobre os comunicados de imprensa é que há uma grande possibilidade de que ele seja selecionado por si mesmo por sites como o Google News e vários agregadores que podem desempenhar um papel vital no marketing de seu produto de nicho.

 

Em suma, o marketing viral permite que você aumente suas vendas a níveis máximos nunca esperados. É altamente recomendado por muitos especialistas e profissionais de marketing que acreditam que a combinação certa de criatividade, diversão e humor deve ser usada para torná-la uma campanha de marketing bem-sucedida. Uma mensagem bem projetada tem a capacidade de obter sucesso em um curto espaço de tempo.

14. Como o marketing de nicho é diferente do marketing geral

 

Há uma grande diferença entre marketing de nicho e marketing geral. Eles são descritos abaixo.

  • No marketing geral, as empresas têm como alvo um grande número de consumidores para um produto ou serviço econômico ou barato. Ao visar as massas, certamente haverá um alto volume de vendas, mas com margem menor no elemento lucro, pois há muito pouca diferença entre o custo de fabricar um produto e vendê-lo no final. Pelo contrário, no marketing de nicho, uma empresa terá como alvo um determinado grupo de consumidores (consumidores especializados) de quem pode obter uma alta margem de lucro. É por isso que pequenas empresas ou negócios são considerados os melhores para o marketing de nicho.

 

  • O marketing de nicho é sempre direcionado a um segmento ou mercado menor em tamanho. É aqui que uma empresa dedica todo o seu foco e concentração. Além disso, os mercados visados ​​pelo marketing de nicho não são cobertos pelos provedores convencionais. Por outro lado, o marketing geral está relacionado a grandes segmentos que proporcionam grandes receitas no final. Por exemplo, se uma estratégia de marketing geral tiver como alvo os pais, uma estratégia de marketing de nicho será direcionada a um grupo específico de pais, como pais solteiros.

 

  • No caso do marketing geral, o objetivo é atrair o maior número possível de clientes. Como a estratégia é direcionada para massas, consumidores de diferentes origens, raça, gênero e status estão no radar geral do marketing. Pelo contrário, a estratégia usada no marketing de nicho é atingir apenas um determinado grupo de consumidores cujos gostos e preferências correspondem ao seu produto de nicho. Como a pesquisa foi feita previamente, é muito improvável que outros segmentos da população sejam atraídos pela sua oferta. Portanto, eles não são direcionados.

 

  • O marketing geral faz uso de formas caras de mídia para atingir os consumidores. Inclui gastos com mídia acima da linha, que inclui televisão, mídia impressa, rádio e internet, e abaixo da mídia, como painéis e outdoors. Essas formas são muito caras. Pelo contrário, no marketing de nicho, o orçamento alocado é pequeno em comparação com o orçamento do marketing geral. Não tem a capacidade de apoiar as necessidades e desejos do mainstream. Como resultado, a mídia que tem sido amplamente utilizada no marketing de nicho é a internet,  devido ao seu custo econômico. 

 

  • No marketing geral, as pessoas em massa estão sendo alvo. Como resultado, a mensagem pretendida também atinge pessoas que não têm interesse nos produtos ou serviços que estão sendo oferecidos pela sua empresa. Portanto, a taxa de conversão é bastante baixa. O dinheiro é desperdiçado em grande quantidade junto com a perda de tempo. Contraste da arte, no marketing de nicho a mensagem é direcionada apenas para aqueles que estão interessados. Assim, há menos desperdício de dinheiro, tempo e esforço na campanha de marketing de nicho.

15. Estratégias para vender produtos de nicho online

Ganhar dinheiro online vendendo produtos de nicho tornou-se uma tendência hoje em dia. A maioria deles ainda não conhece o nicho, mesmo assim, estão ganhando dinheiro sem esforço. Embora se você pretende vender em um nicho online, você não precisa ter informações completas sobre seu produto, mas um pouco disso certamente lhe dará uma vantagem competitiva sobre os outros.

 

Aqueles que têm lutado muito para ganhar dinheiro online e ainda não ganharam nenhum, definitivamente teriam um começo errado. As pessoas geralmente entram na onda pensando que ganhar online é fácil. Não é à toa que é fácil, mas para quem tem uma boa start-up.

 

Aqui, discutiremos algumas das maneiras que o guiarão para obter ganhos on-line eficazes com seu produto de nicho.

Em primeiro lugar, você precisa se familiarizar com as ferramentas de pesquisas  disponíveis para ter uma ideia aproximada de quantas pessoas estão pesquisando as palavras-chave do seu nicho todos os meses. No final do item 10 acima foram disponibilizados vários links de ferramentas que vão lhe ajudar a detectar a quantidade média de tráfego para a sua palavra chave.  Descobrindo quantas pessoas realmente querem aquele produto ou estão em busca dele, você pode decidir escolhendo o produto ou optando por outro. Identificar palavras-chave corretas e o tráfego do Google serão seus principais fatores para ganhar online. Você está destinado ao fracasso se sua seleção estiver errada.

 

Em segundo lugar, escolha um produto de nicho que automatize uma tarefa de trabalho intensivo. Tarefa de trabalho intensivo pode ser como a de enviar artigos para diretórios. Por esse motivo, você pode observar que vários remetentes de artigos foram bem-sucedidos em ganhar dinheiro online. Você pode criar um software, pois essa é a melhor maneira de realizar essa tarefa, ou em outro caso, procurar alguém que ofereça programa de afiliados para tal produto.

 

Em vez de criar um produto de nicho, crie um serviço de nicho. Identifique qual entrada específica é exigida por todas as empresas em um nicho. Desenvolva um serviço estável, confiável, de alta qualidade e acessível para esse insumo específico. Alerte e entre em contato com os webmasters desse nicho e apresente a eles seu novo serviço. As empresas sempre apreciam esses serviços que tornam seus ganhos online mais eficazes e eficientes.

 

Por fim, antes de lançar seu nicho em grande escala, tente testar o mercado lançando um pequeno nicho. Com isso você terá uma ideia se o seu nicho vai dar certo ou não. Você obterá ainda uma resposta imediata do mercado que o impedirá de enfrentar qualquer falha então.

Vender um nicho tem tudo a ver com detectar o que seu mercado e clientes desejam, um ganho bem-sucedido pode ser obtido se você atender às demandas de seu público-alvo.

16. Testando seu nicho de mercado

Testar um nicho de mercado ou produto de nicho é crucial. Se você estiver oferecendo um determinado produto ou serviço, sempre haverá a consideração de saber com antecedência quantas unidades serão vendidas após o lançamento. Portanto, para verificar essa previsão, um método eficaz envolve o marketing de teste. A maioria das empresas considera essa opção uma perda de tempo e custos. A falta de preparação leva à queda de uma ideia maravilhosa. Portanto, para evitar esse cenário, você pode realizar o marketing de teste de maneira menos dispendiosa e às vezes gratuitamente.

 

Uma maneira de fazer isso é fazer um questionário e entregá-lo pessoalmente a clientes em potencial para obter feedback sobre seu produto de nicho. Isso pode ser feito online, por telefone ou distribuindo-os em locais de possíveis contatos. A outra coisa que pode ser feita é se apegar firmemente à pesquisa de mercado existente. Esta pesquisa contém dados secundários sobre seu produto conduzidos por outras partes, empresas e negócios que podem auxiliá-lo nos vários aspectos do seu produto de nicho. A informação pode ser extraída da Internet, câmara de comércio (contém estudos de caso).

 

Outra opção que pode ser aproveitada para testar seu produto de nicho é receber feedback dos bancos locais que fornecem empréstimos a várias empresas. O feedback pode estar relacionado ao desempenho das empresas que operam em produtos semelhantes aos seus. Além disso, as associações comerciais também podem ser contatadas para fornecer os estudos de mercado que normalmente são obtidos gratuitamente. Além disso, pode fornecer uma visão geral do mercado e dos produtos que estão patrulhando o mercado.

 

Além disso, você pode determinar o interesse do cliente em seu produto ou serviço colocando um anúncio de teste em um jornal local. Recomenda-se não colocar informações que se comprovem falsas posteriormente, como oferecer um produto em determinada data. Se você decidiu distribuir amostras em resposta ao anúncio que colocou, certifique-se de que os clientes as aproveitem. Se, de alguma forma, você não conseguir satisfazer todos os clientes, é melhor armazenar suas informações (nome, endereço e número de telefone) que o ajudarão a construir seu banco de dados que pode ser proveitoso em etapas posteriores, como na cerimônia de lançamento.

Depois de todas as opções de teste, se o resultado o persuadir a seguir em frente com seu produto de nicho, a próxima tarefa é refinar seu conceito de negócio para ter um nicho de mercado claro e uma proposta de venda exclusiva. Isso incluirá as seguintes perguntas:

  • Qual será a minha oferta?
  • Como é diferente dos concorrentes existentes?
  • Qual grupo de consumidores se enquadra no meu mercado-alvo?
  • Como vou rentabilizar a ideia?
  • Como planejo crescer meu negócio ao longo do tempo?

 

Assim, é aconselhável não descurar a opção de testar o seu nicho. O sucesso leva tempo e planejamento para lhe dar uma base sólida.

17. Vantagens de um nicho de mercado

 

O nicho de mercado é uma benção para uma empresa ou negócio se identificado e capitalizado adequadamente com pesquisas substanciais. Ao mesmo tempo, também é considerado arriscado, pois depende de um mercado-alvo muito pequeno e promove produtos e serviços muito focados e limitados. Mantendo-se em ambos os cenários, pode-se dizer com facilidade que muitas empresas e negócios consideram o nicho como uma estratégia de marketing lucrativa. Na verdade, as grandes empresas que raramente exploram os nichos de mercado estão se engajando fortemente na exploração dos nichos de mercado nos últimos anos. Existem vários fatores ou vantagens que obrigam as empresas a fazer uso dos nichos de mercado.

 

Baixa Concorrência

  • O nicho de mercado concentra-se em um mercado especializado em que um vendedor adapta uma variedade limitada de produtos que são oferecidos a um segmento específico de uma sociedade. Como esses produtos sob medida não estão sendo oferecidos por nenhuma empresa existente, o vendedor desfruta da liberdade de concorrência menor ou nula. Por exemplo, se um produto é um carro que funciona com água ou hidrogênio em vez de combustíveis convencionais como óleo, gás e diesel, ele instantaneamente torna seu produto muito específico e único. Simultaneamente, o produto surge como o principal concorrente para as grandes montadoras e com isso consegue-se tirar um segmento saudável da sociedade sem qualquer pressão das grandes empresas.

 

Baixos custos iniciais

  • Como os produtos ou serviços de nicho oferecidos pelo negócio são limitados, os custos iniciais são baixos em comparação com os produtos gerais. Esta é considerada uma das grandes vantagens para as empresas de nicho. A necessidade de gastar muito em um produto ou serviço é bastante reduzida, pois todo o seu foco está no produto de nicho. Dessa forma, há melhor alocação de recursos principalmente no processo de especialização. Em resposta à grande variedade de produtos oferecidos pelas grandes empresas, as empresas de nicho dedicam sua atenção e finanças para conquistar clientes e consolidar sua presença no mercado. Além disso, evita a necessidade de encontrar solução para todos os problemas. Em vez disso, permite que você se concentre em um produto e coloque todos os seus esforços no aprimoramento das características desse produto ou serviço.

 

Seleção e satisfação do cliente

  • No marketing de nicho, os produtos ou serviços oferecidos são, sem dúvida, limitados. No entanto, o produto ou serviço de nicho tem a natureza especializada que desempenha um papel importante no aumento das chances de satisfação e retenção do cliente. Como clientes que procuram esses tipos de produtos de nicho, depois de aproveitá-los, há muito pouca chance de qualquer encontro entre eles e a empresa. Mesmo que haja qualquer indício de desacordo, ele é instantaneamente resolvido. Dessa forma, não apenas aumenta a eficiência ao remover clientes insatisfeitos, mas também aumenta a confiança, e eventualmente, a lealdade do cliente. Em outras palavras, pode-se dizer também que o nicho de negócios depende mais da fidelização do cliente do que da quantidade de clientes.

18. Erros comuns no marketing de nicho

 

O marketing de nicho é uma estratégia de marketing eficaz para uma empresa. No entanto, você precisa entender que ao implementar a estratégia, você pode cometer muitos erros que são comumente encontrados nas estratégias de nicho. Alguns dos erros que são comuns e prejudiciais para uma estratégia de nicho estão resumidos abaixo.

 

Oferecendo produtos de nicho para um público mais amplo

 

  • O objetivo do marketing de nicho é encontrar um segmento específico na população que tenha gosto e preferência idênticos por um determinado produto que você está segmentando e alcançá-los por meio dos canais que caracterizam seus interesses e desejos. O problema é que muitas empresas cometem erros durante esse processo. Ao invés de direcionar para um segmento específico, eles acabam direcionando para um grande público generalista. Como resultado, essas empresas encontram uma concorrência acirrada do que o esperado e, portanto, são obrigadas a sair do mercado. Além disso, eles também aprendem que as atividades de marketing que implementaram resultaram em feedback deplorável do público, pois o público não é direcionado. Portanto, é aconselhável segmentar apenas aqueles que são apropriados para o seu produto de nicho.

 

Ignorando a fase de teste beta

 

  • A maioria das empresas de nicho, devido à sua inexperiência, ignora a fase em que são obrigadas a distribuir a versão beta do produto. Eles não são a favor da proposta de doar seus produtos de graça ou mesmo se eles estão recebendo algo em troca. Eles perdem a oportunidade de aproveitar a resposta antecipada do público que pode apontar elementos em um produto ou serviço que podem precisar de mudanças terríveis. A fase de teste beta tem um enorme significado no desenvolvimento de uma estratégia de nicho a longo prazo. Assim, é melhor ouvi-los nesta fase para evitar soluços no futuro.

 

Diferenças entre os benefícios do produto e os interesses do consumidor

 

  • Este é, sem dúvida, um problema grave a enfrentar. Isso implica que as empresas de nicho falham em combinar os benefícios de seu produto com o desejo do consumidor. No processo de marketing, eles reivindicam vários benefícios e quando o produto é adquirido ele deixa de entregar esses benefícios aos clientes. Por isso, é essencial identificar primeiro o interesse do público e depois fazer o produto de acordo.

 

Calcular mal o tamanho de um segmento de nicho

 

  • A tarefa exigida no marketing de nicho é identificar um segmento que contenha um grupo de consumidores de gostos e preferências idênticos. No entanto, ao comercializar um produto de nicho, você percebeu que a demanda é maior que a oferta. Isso significa que você subestimou o tamanho do público-alvo. Pode acumular frustração no público que pode entrar na publicidade boca a boca negativa para a empresa. Por isso, é sempre melhor realizar uma pesquisa completa do que fazer uma entrada precipitada no mercado.

 

Não monetização de determinado nicho de mercado

 

  • Em vários cenários, as empresas obtêm sucesso em obter uma fatia esperada do nicho de mercado. No entanto, eles não conseguem monetizá-lo adequadamente e acabam perdendo uma quantia substancial de dinheiro. Portanto, é necessário usar a combinação diferente dos métodos de monetização para chegar a um método de geração de receita adequado.

19. Nicho em um vislumbre

Quando você está olhando para um nicho, provavelmente está procurando uma opção lucrativa para o seu negócio. Esta é a opção que envolve atenção focada e pouca competição por um produto ou serviço em demanda. 

O marketing de nicho é considerado uma das ferramentas mais importantes para pequenas empresas criarem sua presença no mercado. Isso permite que eles concentrem suas atividades inteiras em um único produto ou serviço e obtenham eficiência a longo prazo. 

A breve descrição de um nicho é descrita abaixo.

  • Ele se concentra em um segmento específico de uma população total.
  • Significa identificar um segmento específico e, em seguida, preencher as lacunas nele contidas.
  • Ele contém um grupo de consumidores que são estritamente definidos.
  • Não atinge todo o mercado.
  • Um nicho de mercado hoje não é um nicho de mercado amanhã.
  • O nicho de mercado é identificado principalmente por pequenas empresas.
  • O nicho de mercado não é visto por grandes empresas.
  • O nicho de mercado oferece uma passagem segura para que as pequenas empresas prosperem.

 

Vivemos em um mercado de constante  competição que tornou-se feroz mais do que nunca. Você é constantemente bombardeado com anúncios a uma taxa de 3.000 por dia. Por isso, tornou-se extremamente difícil fazer sentir sua presença, a menos que você tenha uma ideia criativa à sua disposição. Os consumidores estão fartos dos produtos e serviços rotineiros. Eles querem algo único que se destaque do resto dos produtos. Esta é uma fase em que o marketing de nicho entra em ação.

 

O marketing de nicho não é uma tarefa fácil, envolve uma enorme pesquisa sobre a identificação do nicho, acessibilidade, mensurabilidade, adequação e lucratividade. 

As quatro estratégias básicas de segmentação de mercado que são adotadas pelas empresas são as diferenças comportamentais, demográficas, psicográficas e geográficas. Com a combinação dessas estratégias, a tarefa de encontrar um nicho apropriado se torna relativamente fácil para as empresas de nicho.

 

Tem sido testemunhado em maior escala que produtores e varejistas têm saturado o mercado com estratégias convencionais de marketing. Como resultado, diminuiu o entusiasmo dos consumidores devido às ofertas tradicionais por eles. Assim, para aumentar a empolgação do cliente junto com as vendas da empresa, é vital expandir sua atuação em um nicho de mercado.

 

Ao planejar um produto de nicho, o elemento importante que é considerado parte integrante da estratégia de nicho é sua paixão, dedicação e compromisso com seu produto de nicho. Não adianta seguir em frente com o seu nicho se não houver paixão por ele. Como você sabe, o nicho de hoje pode não ser o nicho de amanhã. 

Portanto, é a paixão que pode prolongar a vida útil do produto. Além disso, motiva você a encontrar outros produtos e mercados de nicho, que, de certa forma, também prolongam a vida do seu negócio.

 

Então, uma estratégia de nicho, se esculpida corretamente, pode ser uma estratégia lucrativa para qualquer negócio, seja grande ou pequeno.

Equipe Boxcis

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado!

Por favor, para ajudar o Boxcis a continuar produzindo conteúdos de qualidade recomendamos que desative seu bloqueador de anúncios em nosso site.

As nossas propagandas são moderadas e sua experiência no site não será prejudicada.