Dicas rápidas para economizar dinheiro a cada semana

Vi a recente pesquisa na Confederação Nacional do Comércio, publicada no início de março e os dados publicados não são nada animadores, 76,6% das famílias brasileiras estão endividadas, sendo o maior grau de endividamento já registrado nos últimos 12 anos.

Sabe-se que isso ocorre devido a uma soma de fatores e a CNC diz ainda “A alta da inflação e dos juros tem deteriorado os orçamentos domésticos, culminando no acirramento dos indicadores de inadimplência, a qual vinha apontando tendência de alta desde o último trimestre do ano passado” 

A CNC pontua ainda que o grau de endividamento elevado, além de ser maléfico para a saúde econômica do Brasil, impacta diretamente na qualidade de vida das famílias brasileiras, agravando as problemáticas sociais como a insegurança alimentar. “O poder de compra das famílias também está afetado pelo nível de endividamento elevado, com as dívidas já contratadas”.

Olhando para esses números, vejo a necessidade de mudar o comportamento de consumo, isso dentro do que é possível. Pensei em falar um pouco sobre algumas dicas rápidas para alterar o comportamento e começar a economizar dinheiro ao invés de gastar.

Praticamente todo mundo quer economizar dinheiro hoje em dia, especialmente porque os preços estão subindo e a economia está ficando mais instável. Para fazer isso, no entanto, é preciso algum esforço consciente, pois é fácil adquirir o hábito de viver além de seus ganhos, seus meios. 

Aqui estão alguns métodos rápidos e fáceis que você pode usar para economizar dinheiro.

Se você gostaria de economizar alguns reais, é fácil de fazer, mas você precisa desenvolver alguns novos hábitos. 

Na maioria das vezes as pessoas compram coisas sem parar para pensar se realmente precisam delas ou não. 

Quanto mais consciente você puder ser sobre o que compra e quanto gasta, mais fácil será o tempo para controlá-los.

As férias são divertidas e viajar também, mas ficar de férias é uma ótima maneira de economizar dinheiro durante as férias. 

Isso não precisa ser um sacrifício, pois não importa onde você mora, provavelmente há atividades agradáveis ​​para as quais você geralmente não tem tempo. 

Se você tem filhos, confira os parques temáticos e outras atrações a uma curta distância de carro. Brinque de turista e aprecie as principais vistas e sons da sua cidade. 

Além de conhecer melhor sua própria região, você estará evitando o estresse da viagem, como fazer as malas, fazer voos no horário, filas e segurança do aeroporto, etc. 

A viagem pode ser agradável se você puder pagar facilmente, mas se você está tentando economizar dinheiro, você pode se divertir muito por uma fração do custo ficando perto de casa.

Mas se 10%, ou mesmo 5%, de sua renda forem para uma conta separada antes mesmo de você vê-la, você deixará de pensar nisso como dinheiro disponível para gastar. 

Depois de apenas algumas semanas ou meses, você descobrirá que nem sente falta desse dinheiro porque simplesmente se ajustará a não tê-lo. Isso naturalmente reduzirá seus gastos e ajudará você a economizar dinheiro.

Post relacionado: Como economizar dinheiro com o Aplicativo BOXCIS

Aprenda a comprar metodicamente e não por capricho. O pior momento, para usar um exemplo, para comprar presentes de férias é logo antes das férias. O melhor momento é logo após o fim das férias, quando os itens que você deseja estão à venda.

Outra grande despesa que a maioria não pensa é a sua conta de telefone. Muitos de nós hoje em dia não têm apenas um telefone, mas até três ou mais celulares. A impressão é que o uso de aplicativos de bate papo, são inteiramente livres de despesas, o que é uma ilusão, pois há a necessidade de aquisição de dados móveis.  Muitas vezes não percebemos o quanto podemos economizar apenas indo para uma linha. Talvez um celular com certa limitação de gastos de dados seja a consideração mais conveniente que você deve fazer. Dessa forma, você não pagará por nenhum minuto extra que não usar. 

Se você paga pela TV a cabo, pense em cancelá-la e encontrar outras formas de entretenimento. Muitas pessoas pagam mais de centenas de reais por canais a cabo que não usam. Se você gosta de assistir a filmes, há muitas maneiras mais baratas de fazê-lo, por exemplo canais por streaming na Internet. A internet pode ser um ótimo lugar para a televisão também. É fácil assistir a vídeos online gratuitamente também. Há também outras coisas que você pode fazer que não estão assistindo televisão. Cortar a TV a cabo é uma maneira simples de economizar centenas de reais todos os anos.

Muitas pessoas gastam muito dinheiro durante seu tempo de lazer porque não se preocupam em procurar todas as coisas gratuitas ou baratas para fazer em suas áreas locais. 

Em vez de ir ao cinema ou ao shopping quando você tem algum tempo livre, por que não procurar coisas que não custam dinheiro? Se o tempo estiver bom, faça uma caminhada ou um passeio a praia ou parques. A maioria dos lugares terá algumas coisas gratuitas diferentes que serão listadas nos jornais e em publicações semanais gratuitas e em quadros de avisos. Concertos locais e exposições de arte geralmente são gratuitos por pelo menos parte do tempo. Se você reservar um tempo para procurá-lo, encontrará muito entretenimento acessível ou gratuito.

Se você pensar fora da caixa, economizará dinheiro de várias maneiras que podem realmente somar. Na maioria das vezes, as pessoas gastam mais do que precisam em alimentação, entretenimento, compras e outras despesas simplesmente porque não pesquisam todas as alternativas.

Post relacionado: A importância da Educação Financeira

As dicas contidas neste artigo irão ajudá-lo a treinar sua mente para pensar de forma mais frugal e economizar dinheiro de novas maneiras.

Estaremos sempre publicando posts sobre o assunto, afinal nunca é tarde para mudar de hábitos de consumo e aprender a economizar algum dinheiro.

Quando você acessou nosso blog, um convite foi feito para permitir mostrar a você notificações. Se você tem interesse em mais informações, aceite receber estas notificações, assim você estará recebendo mais informações de postagens sobre o assunto.

Time Boxcis

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detectado!

Por favor, para ajudar o Boxcis a continuar produzindo conteúdos de qualidade recomendamos que desative seu bloqueador de anúncios em nosso site.

As nossas propagandas são moderadas e sua experiência no site não será prejudicada.