Em 1898, Bagé já contava com um comércio desenvolvido e progressista, em especial, porque a indústria saladerial se havia formado no município, dando trabalho a milhares de pessoas. Foi nesta época, com o comércio em pleno desenvolvimento, que surgiu a idéia da criação de uma associação para congregar os empresários da cidade para que, em conjunto, lutassem pelos seus interesses. E, assim, graças à iniciativa de poucos, mais de meia centena de comerciantes, surgiu a hoje prestigiosa e acatada centenária Associação Comercial e Industrial de Bagé, fundada em 13 de novembro de 1898 pelo empresário Emílio Guilayn, juntamente com um grupo de empresários.
Dentre as primeiras reivindicações feitas pela entidade, estava a que visava pelos interesses da pecuária. Guilayn encaminhou, em 24 de novembro de 1898, um ofício ao inspetor da Delegacia Fiscal nos seguintes termos: “O comércio local afetado em seus interesses, devido ao imposto cobrado de dez mil réis por cabeça de gado importado do Uruguai, solicita vossos bons ofícios, junto ao Ministério da Fazenda, para revogar dito imposto”.
Lamento, mas não foram encontrados registros que correspondam à sua pesquisa. Ajuste seus termos de busca e tente novamente.
Lamento, mas foi possível carregar a API do Google Maps.