O dia está próximo, é a hora de garantir que você esteja tão preparado quanto possível para o evento, independentemente do nível de participação de seus clientes.

De estar presente no evento e fazer parte nas rodadas de negócios, participação efetiva nos jogos empresariais, aumentar o número de conversas e networking, enfim experimentar tudo que o evento oferece.

Pensando em nossos parceiros na plataforma boxcis, aqui estão práticas e ações que achamos importante, pois estamos a caminho do nosso evento.

Seu envolvimento no evento.

A primeira coisa que você precisa entender antes de começar a planejar é qual será o seu papel. O que seus potenciais clientes esperam quando se juntar a eles nas rodadas de negócios? Você estará disponível todo o tempo para facilitar ou complementar entrevistas? Se você precisar de apoio para seus canais de venda, se for o caso, alguém estará de plantão para mandar a você?

Estas são algumas questões para você se perguntar e esclarecer para que você possa ter certeza de que está sendo impactante quanto possível, melhor entendimento do seu papel, além de estratégico.

Entendendo os Objetivos dos Clientes

É um desafio ser bem sucedido, se você não souber o sucesso do seu cliente.

Conheça previamente os participantes – veja os cadastrados na plataforma boxcis – Aproveite seu tempo para se conectar com eles, fale com os mesmos, descubra quais são seus objetivos para o evento. A principal razão pela qual eles estão participando; pode ser geração de leads, rede, realizar reuniões de vendas. Procure descobrir para entender o que eles esperam do encontro e, a partir daí, desenvolva o melhor plano de ação para alcançar seus objetivos.

Participando do Evento

As perguntas que mais ouvimos quando alguém está para participar de um evento são sempre sobre o que levar, o que esperar e como se comportar. Além do óbvio (sapatos confortáveis), algumas dicas e truques que tornam os eventos mais bem sucedidos – e até divertidos.

  • Conferências são sempre frias – não sei se vai ser esse o caso, mas na verdade, embale uma jaqueta ou um suéter para que você possa ficar confortável durante o caminhar no espaço do encontro e participar das atividades e rodadas de negócios.
  • A comida pelo que está programado vai ser fácil, e com tempo para realmente comer. Mas prevenir-se com barras de proteína e água apenas no caso de necessitar.  Pode não ser um problema, mas ninguém está no seu melhor quando estão com fome ou desidratado.
  • Carregadores, carregadores, carregadores. Traga um para o seu laptop, tablet, telefone – qualquer dispositivo que você tiver. Mesmo que você não precise, você nunca sabe quando um parceiro ou companheiro de equipe estará lutando para obter um pouco de suco extra.
  • Traga muito mais cartões de visita do que você espera. Você estará entregando-os como guloseimas no dia das crianças.

Trabalhando com uma equipe no escritório

É provável que, mesmo se você estiver participando do evento, toda a equipe não estará no local. Nesse caso, verifique se você tem um plano definido para o papel de cada pessoa e como você pode trabalhar melhor em conjunto. Se você está focado na rodada de negócios, certifique-se de que seu colega de equipe saiba com quais participantes você está se encontrando e quando, para que eles possam lhe auxiliar caso tenha alguma necessidade de informação adicional.

Ações pós-evento

Só porque o evento acabou, não significa que seu trabalho acabou também. As ações pós-evento são críticas para o sucesso geral de um evento.  Certifique-se de dedicar o tempo para fazer todo o trabalho necessário após o evento, dependendo de seus objetivos.

Você trabalhou duro para planejar e criar estratégias antes do evento, certificou-se de que tudo corria bem durante o evento, agora garanta que o trabalho pós-evento seja tão rigoroso quanto o resto. Todo o trabalho que você faz depois do evento é o toque final para o sucesso geral.

Celio Bernardi

Sócio fundador boxcis.com

Responses